Image of the Grunenthal Logo
Image of the Montescano Pain School Logo
a minha dor… foi desenvolvido pela Grünenthal GmbH em colaboração com a Montescano Pain School

O que posso fazer?

Take a pain questionnaire by the My Pain Feels Like initiative
 

O "questionário sobre a minha dor" é um excelente recurso que pode utilizar se sofrer de algum tipo de dor prolongada ou crónica. Estão disponíveis várias opções possíveis de tratamento para a dor. Para o ajudar, o médico precisa de compreender melhor os seus sintomas, a zona e a história da sua dor crónica. Os resultados do "questionário sobre a minha dor" constituem um resumo dos seus sintomas e podem orientar a conversa com o médico. Recomenda-se vivamente que consulte o seu médico para obter um diagnóstico correto e discutir as possíveis opções de tratamento para a dor.

É possível aliviar a minha dor?

Para um alívio eficaz da sua dor crónica é importante obter um diagnóstico correto por parte do médico. Isto permite que o médico decida qual a melhor opção de tratamento para si e para o seu problema em particular.

Ajude o médico a diagnosticar a sua dor
  1. Preencha o "questionário sobre a minha dor"
  2. Marque uma consulta no médico
  3. Explique os sintomas ao médico da forma mais precisa e descritiva que conseguir
  4. Explique se existe algum fator específico que desencadeia a sua dor crónica, como o toque ou a temperatura
  5. Imprima o "questionário sobre a minha dor" e mostre-o ao médico
  6. Pergunte ao médico quais as opções de tratamento disponíveis e quais as opções mais adequadas para si

Embora existam muitas opções de tratamento, por exemplo, medicamentos ou produtos farmacêuticos que proporcionam o alívio da dor crónica, alguns funcionam melhor do que outros para tipos específicos de dor. Além disso, existem opções de tratamento alternativas como a estimulação nervosa elétrica transcutânea (TENS), acupunctura, fisioterapia, termoterapia, exercício físico e até métodos psicológicos de tratamento.

É importante que não desista mesmo que um ou vários tratamentos não proporcionem o efeito desejado no alívio da sua dor. Existem muitas opções de tratamento disponíveis, por isso peça ao médico para experimentar diferentes tratamentos; alguns destes tratamentos podem ser mais eficazes para o seu caso e/ou terem menos efeitos secundários. Não aceite um tratamento para as dores que lhe pareça insuficiente. Em 80% dos casos, os médicos sobrestimam ou subestimam a incapacidade associada à dor dos doentes4. Por isso, é importante que exprima a sua opinião se não estiver satisfeito.

Opções de tratamento farmacológico

Alguns medicamentos ou produtos farmacêuticos atuam em todo o corpo (tratamento sistémico) e habitualmente são tomados por via oral, sob a forma de comprimidos ou cápsulas. Os tratamentos sistémicos utilizados para a dor neuropática, ou para um dos seus vários subtipos como a dor neuropática localizada, podem incluir medicamentos anticonvulsivantes (também chamados medicamentos antiepilépticos), antidepressivos e opioides.

Existem também vários produtos farmacêuticos "tópicos" que atuam apenas na zona específica do corpo onde são administrados (tratamentos locais ou tópicos). Estes tratamentos são normalmente aplicados na pele sob a forma de adesivo ou creme.

Estão ainda disponíveis outras opções de tratamento para o alívio da dor. Se experimentou uma ou várias opções de tratamento e não obteve um alívio satisfatório da dor ou sentiu efeitos secundários desagradáveis, converse com o seu médico, porque estão disponíveis outras opções de tratamento.

Para além do seu médico de Medicina Geral e Familiar, pode também procurar centros especializados no tratamento da dor ou especialistas em dor na sua área de residência.

Tenha em consideração que: as informações disponíveis neste site não substituem uma consulta com um profissional de saúde. Apenas um profissional de saúde pode decidir quais os procedimentos de diagnóstico e as opções de tratamento mais adequadas para cada doente.