Image of the Grunenthal Logo
Image of the Montescano Pain School Logo
a minha dor… foi desenvolvido pela Grünenthal GmbH em colaboração com a Montescano Pain School

O que poderá ser?
Dor após infeção por herpes-zóster

Take a pain questionnaire by the My Pain Feels Like initiative
 

O que é a nevralgia pós-herpética?

A nevralgia pós-herpética (NPH) é uma complicação comum da infeção por herpes-zóster – dor no nervo (nevralgia) que surge após a infeção por herpes-zóster (herpética). Embora na maioria dos casos o herpes desapareça em poucas semanas, a dor pode persistir durante muito tempo após o desaparecimento das erupções e bolhas visíveis; por vezes vários meses ou mesmo anos. A NPH pode também aparecer após um período sem herpes.

O que causa a nevralgia pós-herpética?

A nevralgia pós-herpética (NPH) é um tipo de dor neuropática. Surge quando ocorrem lesões nervosas na sequência de uma infeção por herpes-zóster. Os nervos lesados não conseguem transmitir corretamente os sinais da pele até ao cérebro. O resultado pode ser uma dor crónica que persiste durante meses ou mesmo anos. Cerca de 20% dos doentes que sofrem de herpes desenvolvem NPH ao longo da sua vida. O risco de NPH aumenta com a idade7.

Quais são os sintomas típicos da nevralgia pós-herpética?

Os sinais e sintomas da nevralgia pós-herpética (NPH) são frequentemente restritos ou localizados na zona onde ocorreu o primeiro foco de herpes-zóster, muitas vezes uma faixa à volta do tronco do doente; geralmente apenas de um dos lados do corpo.

É por isso que a NPH é muitas vezes descrita como um tipo de dor neuropática localizada. A dor crónica associada à NPH pode ser descrita como uma "queimadura", "facada" ou "pontada". Os doentes com NPH têm muitas vezes uma pele hipersensível e não conseguem sequer usar roupa na zona afetada, um problema a que os médicos dão o nome de alodinia. Embora seja menos frequente, alguns doentes sentem comichão, dormência ou “sensação de alfinetes e agulhas espetados na pele”.

O que podem os doentes fazer?

É importante ser proativo. Com um diagnóstico correto, o tratamento numa fase precoce pode influenciar o curso da nevralgia pós-herpética (NPH) de forma positiva. Tem sintomas que descreveria como "queimadura", "pontada" ou "facada"? Tem a pele muito sensível, por exemplo, é difícil usar roupa nessa zona?

Se tiver dor crónica após uma infeção por herpes e pensar que pode ser NPH, preencha o "questionário sobre a minha dor" e consulte o seu médico logo que possível. Informe o médico se tiver tido alguma infeção por herpes no passado e agora sentir dor crónica na zona afetada. Pode ler mais informações sobre possíveis opções de tratamento aqui.

Tenha em consideração que: as informações disponíveis neste site não substituem uma consulta com um profissional de saúde. Apenas um profissional de saúde pode decidir quais os procedimentos de diagnóstico e as opções de tratamento mais adequadas para cada doente.