Image of the Grunenthal Logo
Image of the Montescano Pain School Logo
a minha dor… foi desenvolvido pela Grünenthal GmbH em colaboração com a Montescano Pain School

O que poderá ser?
Dor neuropática localizada
(nevralgia localizada)

Take a pain questionnaire by the My Pain Feels Like initiative
 

O que é a dor neuropática localizada?

São várias as doenças ou condições que podem causar lesões nervosas. Embora possa afetar o corpo inteiro ou zonas extensas do corpo, muitas vezes a lesão nervosa restringe-se a uma área mais pequena e mais localizada. A dor causada por lesão nervosa chama-se dor neuropática ou nevralgia e é uma dor crónica ou prolongada que afeta mais de 26 milhões de pessoas em todo o mundo2. Cerca de 60% dos casos de dor neuropática estão localizados numa zona circunscrita, tomando a designação de dor neuropática localizada (DNL)5.

O que causa a dor neuropática localizada?

As causas da dor neuropática localizada podem ser, por exemplo: lesão nervosa na sequência de uma infeção por herpes-zóster (nevralgia pós-herpética ou NPH), esão nervosa na sequência de uma cirurgia (dor neuropática pós-operatória) ou lesão nervosa decorrente de diabetes mellitus (polineuropatia diabética ou PND).

Quais são os sintomas típicos da dor neuropática localizada?

A dor neuropática localizada é muitas vezes descrita pelos doentes como "pontada", "queimadura", "facada" ou “uma sensação de alfinetes ou agulhas espetados na pele”6. Os doentes com dor neuropática localizada têm a pele muito sensível e dizem que os estímulos normalmente indolores, como um toque leve ou o roçar da roupa, são muitas vezes dolorosos. Esta condição é conhecida como alodinia. Também os estímulos que normalmente causam dor ligeira a moderada causam uma dor muito mais intensa nos doentes com dor neuropática localizada. Esta condição é conhecida como hiperalgesia.

Como é diagnosticada a dor neuropática localizada?

Para o diagnóstico da dor neuropática localizada é necessária a presença de sinais e sintomas numa zona claramente identificada e definida. O diagnóstico da dor neuropática baseia-se num exame minucioso. Os questionários de dor podem ser muito úteis para registar antecipadamente o perfil de sintomas. É importante que os doentes descrevam os seus sintomas ao médico tão detalhadamente quanto possível. O "questionário sobre a minha dor" é uma ferramenta que pode ajudar os doentes a melhorarem a comunicação com os médicos, aumentando a probabilidade de obterem um diagnóstico e tratamento corretos.

O que podem os doentes fazer?

Sente uma dor localizada numa zona bem definida da pele? Essa zona da pele é muito sensível ao toque? A dor é como “alfinetes e agulhas espetados na pele” ou como “queimadura”, “pontada” ou “facada”?

Se sente uma dor crónica localizada e pensa que se pode tratar de dor neuropática localizada, é importante ser proativo. Preencha o "questionário sobre a minha dor" e consulte o seu médico. O "questionário sobre a minha dor" é uma ferramenta muito útil para melhorar a comunicação entre doentes e médicos, pois pode ajudar o médico a fazer um diagnóstico mais preciso da causa da dor crónica. Ao preencher o "questionário sobre a minha dor" deve tentar descrever com exatidão a dor crónica e a sua localização, bem como indicar se a dor é desencadeada por algum fator em particular. Depois de preencher, imprima os resultados e converse sobre eles com o seu médico. Pode ler mais informações sobre possíveis opções de tratamento aqui.

Tenha em consideração que: as informações disponíveis neste site não substituem uma consulta com um profissional de saúde. Apenas um profissional de saúde pode decidir quais os procedimentos de diagnóstico e as opções de tratamento mais adequadas para cada doente.