Image of the Grunenthal Logo
Image of the Montescano Pain School Logo
a minha dor… foi desenvolvido pela Grünenthal GmbH em colaboração com a Montescano Pain School

O que poderá ser?

Take a pain questionnaire by the My Pain Feels Like initiative
 

Milhões de pessoas sofrem de dor crónica diariamente. Para além da dor propriamente dita, um dos principais problemas de quem sofre é que a dor crónica, à partida, é invisível para as outras pessoas. Por isso, os amigos, familiares e colegas assumem que está tudo bem – infelizmente, porque muitas vezes quem tem dor sofre não só fisicamente, como também emocionalmente, psicologicamente e socialmente. É por isso que os objetivos da iniciativa "a minha dor..." são aumentar a empatia e a compreensão entre médicos e doentes, possibilitando um tratamento mais adequado. [Mais sobre]

A dor neuropática está presente em muitos tipos de dor crónica, e é exatamente por essa razão que a iniciativa "a minha dor..." se centra neste problema. Queremos aumentar o conhecimento e sensibilizar tanto doentes como médicos. O objetivo é disponibilizar informação útil ao doente e as ferramentas certas, tais como o "questionário sobre a minha dor", para que possam identificar e explicar a sua dor crónica e participar ativamente no seu próprio diagnóstico e tratamento.

Para as pessoas que sofrem de dor, especialmente de dor crónica, é importante conhecer a razão que está na origem desse sofrimento. Ao clicar em determinadas partes da imagem do corpo abaixo, terá acesso a informações que podem ser úteis para identificar problemas de saúde que podem estar associados à dor neuropática.

Diferentes tipos de dor em que podem estar implicadas lesões nervosas.

My Pain Feels Like presents an overview of different kinds of nerve pain in the human body
My Pain Feels Like presents an overview of different kinds of nerve pain in the human body
My Pain Feels Like presents an overview of different kinds of nerve pain in the human body
My Pain Feels Like presents an overview of different kinds of nerve pain in the human body


Clique nas imagens para indicar a zona onde sente mais dor.

Dor aguda (dor de curta duração)

A dor de curta duração, também conhecida como dor aguda, é uma dor que alerta para a presença de uma doença ou ameaça física para o corpo. É um sinal vital da presença de feridas, infeções, queimaduras e de outras lesões, e ajuda a proteger o corpo, encorajando-nos a tratar da zona lesada.


A dor aguda é temporária e pode durar até 12 semanas, dependendo da causa subjacente. Geralmente, desaparece por si, quando a causa tiver sido devidamente tratada. Lembre-se: a dor aguda é um sintoma, ao passo que a dor crónica é uma doença.

Dor crónica (dor prolongada)

Geralmente, a sensação de dor alerta para a presença de uma doença ou ameaça física e serve também para proteger o corpo de lesões adicionais. Após a recuperação da zona lesada, a sensação de dor normalmente diminui e desaparece. A dor pode ter duas classificações principais: nocicetiva e neuropática. A dor nocicetiva ocorre quando são enviados sinais ao cérebro na sequência de uma irritação ou lesão (p. ex. uma entorse no pé). A dor neuropática ocorre como consequência de uma lesão no sistema nervoso.

Contudo, a dor crónica (dor prolongada) pode persistir mesmo depois de a lesão ter desaparecido, e nesse caso não tem qualquer utilidade. O corpo envia incorretamente sinais de dor ao cérebro, quando na realidade já não existe lesão. Esta dor crónica pode prolongar-se por meses ou mesmo anos. Um dos exemplos mais frequentes de dor crónica é a lombalgia (dor na zona lombar). Ler mais sobre dor crónica aqui. [Ler mais]

Dor neuropática (nevralgia)

Vários acontecimentos ou condições podem provocar lesões nervosas, que afetam a forma como os sinais da dor são transmitidos de algumas partes do corpo até ao cérebro. Se não forem reparadas, estas lesões podem causar um tipo de dor crónica ou prolongada, chamada dor neuropática/nevralgia . Ler mais sobre a dor neuropática aqui. [Ler mais]

Dor neuropática localizada (nevralgia localizada)

Uma grande percentagem de dor neuropática é dor localizada. Sente uma "pontada", "queimadura" ou "facada" que se restringe a uma determinada zona da pele ou do corpo? Teve alguma infeção ou cirurgia nessa zona? Tanto as infeções como as cirurgias podem causar lesões nervosas localizadas, que por sua vez causam dor crónica ou prolongada. Isto tem o nome de dor neuropática localizada ou nevralgia localizada. Os médicos podem ter dificuldade em diagnosticar a dor neuropática localizada e as suas origens, por isso informe o seu médico se tiver tido alguma infeção ou cirurgia e agora sentir dor crónica na zona afetada. Ler mais sobre dor neuropática localizada aqui. [Ler mais]

Tenha em consideração que: as informações disponíveis neste site não substituem uma consulta com um profissional de saúde. Apenas um profissional de saúde pode decidir quais os procedimentos de diagnóstico e as opções de tratamento mais adequadas para cada doente.